Dicas para preservar a saúde do seu pet sem gastar muito

Adotar determinados cuidados faz toda a diferença na prevenção de doenças, garantindo a boa qualidade de vida do seu pet.

Foto de Sam Lion no Pexels

Assim como a prevenção é importante para a nossa saúde, o seu pet também necessita de alguns cuidados básicos que devem fazer parte da rotina. Adotar certas medidas evita que determinados problemas sejam detectados apenas em um estado muito avançado, dificultando a cura ou causando sofrimento.

Quando o assunto é prevenção, porém, muitos já imaginam o aumento de gastos. Entretanto, isso não é uma realidade. Incluir na rotina do seu pet determinados hábitos faz toda a diferença, pode acreditar.

Algumas recomendações, aliás, são importantes tanto para você quanto para o seu companheiro. Por exemplo: boa alimentação e atividade física rotineira estão entre as orientações para proteger seu pet sem gastar muito.

Para “blindar” o seu animal de estimação e ainda proteger o bolso, certamente a chave está na adoção de práticas preventivas inteligentes e na escolha de produtos com bom custo-benefício.

Saúde preventiva do pet é a base

Em um passado não muito distante, as pessoas adotavam uma postura reativa. Em resumo: só procuravam um médico quando apresentavam algum sintoma mais agudo. Hoje, muitos já reconhecem a importância de fazer um check-up para facilitar a identificação rápida de possíveis problemas.

Com o pet funciona da mesma forma. Portanto, a saúde preventiva começa com consultas regulares ao veterinário de confiança. Essas visitas servem para monitorar o animal ao longo do tempo.

Mesmo com os custos associados, visitas regulares podem evitar despesas muito maiores com tratamentos de doenças em fases mais avançadas

Outro ponto importante é manter as vacinas sempre em dia. Lembre-se: mesmo aqueles que passam boa parte do tempo em casa podem ser contaminados com determinadas doenças.

Alimentação equilibrada

Uma alimentação balanceada é fundamental para a vida dos pets. Por isso, é importante investir em rações de qualidade que consigam atender às necessidades nutricionais específicas do seu animal.

Aqui, é preciso levar em consideração diversos fatores, como idade, tamanho, nível de atividade, castração, entre outros.

O valor do investimento será compensado com a prevenção de possíveis problemas que podem representar um custo ainda maior. Isso sem mencionar a necessidade de prover uma vida de qualidade para o seu pet.

Por falar nisso, vale também avaliar a possibilidade de optar por uma alimentação natural, com a preparação de um cardápio equilibrado capaz de suprir todas as necessidades de seu animal de estimação. Mais uma vez, converse com um veterinário. Hoje, existem muitos especializados no tema.

Hidratação e exercícios

A hidratação adequada também faz toda a diferença para o pet. Esse cuidado auxilia, por exemplo, na prevenção de doenças renais, assim como traz benefícios para o sistema digestivo.

Por isso, água fresca e limpa deve estar sempre disponível. Observe também se o seu pet está bebendo água com frequência.

Na lista de cuidados preventivos, a prática de exercícios não pode ficar de fora. Passeios diários auxiliam no combate à obesidade, melhoram o comportamento e fortalecem o vínculo. Aqui, é importante lembrar sempre em consideração as características de seu pet para evitar possíveis excessos.

Assim como os passeios, é necessário também promover determinados estímulos para promover o bem-estar animal. Enriquecimento ambiental é necessário, assim como a prática de treinamentos básicos para ensinar alguns comandos.

Higiene, vermifugação e combate a pragas

Levando sempre em consideração as características de seu pet, lembre-se que banhos periódicos ajudam na prevenção de determinados problemas de saúde. Em alguns casos, porém, o excesso pode causar algumas complicações, como dermatite. Por isso, a rotina de banhos deve sempre respeitar as características de cada animal, considerando a orientação do veterinário.

Por falar nisso, é importante manter o combate constante de pulgas e carrapatos. Determinados produtos auxiliam na prevenção, como shampoo, coleira e medicamentos antiparasitários.

A mesma atenção deve ser adotada com a vermifugação. Siga as recomendações do veterinário e não deixe de adotar esse cuidado com o seu pet. Mesmo gatos que não frequentam ambientes externos precisam da vermifugação.

Atualmente, o mercado pet possui uma grande variedade de produtos que conseguem atender as necessidades do seu animal com qualidade e bom preço. Conhecer as marcas e pesquisar sobre cada produto são ações que ajudam a manter a saúde do seu pet sem “doer no bolso”.

Priorizar a prevenção, escolher produtos de qualidade com bom custo-benefício e manter uma rotina de cuidados básicos são hábitos que ajudam a evitar diversos problemas, evitando sofrimento e gastos mais elevados com a falta de atenção necessária.

Gostou das informações? Para mais dicas, continue navegando pelo site da World Veterinária.

Compartilhe!