Sinais que indicam que o seu pet está com dor

Perda de apetite e mudança repentina de comportamento estão entre os diversos sinais que indicam que seu animal está com dor.

Foto de Adrian Arellano no Pexels

Você consegue realmente afirmar que o seu pet está ou não sentido dor neste exato momento? Claro que não estamos falando de casos crônicos, mas de incômodos que significam, até mesmo, problemas graves.

Em um primeiro momento, muitos podem garantir que o animal está em plenas condições de saúde. Porém, infelizmente, a resposta não é tão simples.

Os cachorros ou gatos não conseguem se expressar com facilidade quando estão sentindo algum tipo de desconforto. Aliás, eles se comunicam sim, mas de uma forma diferente e, muitas vezes, mais sutil.

Por isso, é importante ficar de olho em alguns sinais para ter certeza que está tudo certo com o seu companheiro.

Causas da dor

Assim como acontece com as pessoas, diversas causas podem ser responsáveis pela dor em um animal.

Um exemplo simples é o possível incômodo em uma área específica após a vacinação. Ao encostar a mão, é possível ver o animal reclamar ou até mesmo rejeitar carinho.

Pancadas, quedas ou fraturas também estão na lista de possíveis causas do desconforto. Dores musculares por excesso de atividade física, por exemplo, também atingem os animais.

Em alguns casos, porém, o problema está relacionado com as articulações, no caso da artrite, ou até mesmo com câncer.

Sintomas

Assim como acontece com as causas, a lista de sintomas da dor em pets também é grande.

Entre os sinais, é preciso ficar atento com mudanças repentinas de comportamento, como perda de apetite, isolamento e, em alguns casos, até mesmo a agressividade, evitando o toque.

Por exemplo: um cachorro brincalhão que sem motivo aparente começa a evitar as interações. Ou um gato que tenta arranhar ou morder quando alguém se aproxima, mesmo antes gostando de carinho.

Apesar de sutil, a coceira excessiva em uma determinada área acende um sinal de alerta. O mesmo acontece com o hábito repentino de lamber uma determinada área, como as patas, provocando até mesmo algumas feridas. A febre também demonstra que algo está errado, exigindo atenção.

A dor ainda pode refletir na respiração do animal, que começa a ficar mais ofegante mesmo quando recolhido em um canto a casa.

Cuidados necessários

Seja uma inflamação, infecção, fraturas ou qualquer outro motivo, o melhor a fazer é buscar ajuda o mais rápido possível. Isso contribuirá para que seu pet se recupere mais rápido, evitando ainda que o problema tenha consequências mais graves.

Nesses casos, é importante consultar um médico veterinário de confiança. Com o auxílio dos exames necessários, o profissional conseguirá identificar o que está provocando a dor no animal.

Com isso, ficará mais fácil identificar o remédio apropriado para acabar rapidamente com o incômodo. Por exemplo, o MeloxiWorld, produzido pela World Veterinária. Com ótimo custo-benefício, ele é um anti-inflamatório, que combate as dores e controla a febre.

Lembre-se, claro, de seguir corretamente as orientações do médico veterinário. Dessa forma, seu amigo vai se recuperar rapidamente.

Para mais informações úteis sobre a saúde do seu pet, navegue pelo nosso blog: https://worldveterinaria.com.br/blog/

Perda de apetite e mudança repentina de comportamento estão entre os diversos sinais que indicam que seu animal está com dor.

Compartilhe!