Diarreia em cachorro: quais são as causas?

Foto de Helena Lopes no Pexels

Diversos motivos podem causar episódios de diarreia em seu cachorro. Veja os cuidados e o que fazer nesses casos.


A diarreia em cachorros pode ocorrer uma vez ou outra. Apesar de normal, é preciso ficar atento para identificar o que provocou a situação.

Em boa parte dos casos, não passa de um susto. Entretanto, o episódio pode ser o indicativo de problemas mais graves, exigindo assim um cuidado maior.

Quer garantir a qualidade de vida do seu pet? Então confira possíveis causas e o que fazer em um quadro de diarreia em seu amigo.

Causas da diarreia

As fezes são um indicativo da saúde de seu pet. Aliás, essa máxima funciona para todos os integrantes da família.

Portanto, a diarreia demonstra que algo não está bem. Isso, porém, não significa que o problema é grave. Como as pessoas costumam popularmente dizer, o cachorro pode simplesmente ter comido algo que “não caiu bem”.

Sabe aquele pedaço “inofensivo” de carne com gordura que um familiar dá para o cachorro em um churrasco mesmo orientado para não fazer isso? Ou algo que seu pet pegou rapidamente do chão e engoliu durante um passeio?

Mudanças no cardápio costumam desencadear o episódio, mesmo em situações isoladas como os exemplos apresentados.

O consumo de medicamentos durante algum tratamento também pode causar a diarreia no seu cão, assim como o estresse.

Entretanto, nem sempre o motivo é tão simples de identificar. Intoxicação, vermes, doenças gastrointestinais e infecções também estão entre as causas mais comuns.

O que fazer?

Como destacamos no início, a diarreia pode ocorrer esporadicamente. Portanto, não é preciso se desesperar toda vez que algo acontecer.

Em episódios isolados, avalie se algo mudou na rotina do animal e mantenha a vigilância para identificar a duração e a gravidade da situação.

Além disso, evite dar determinados “agrados” esporádicos, como alimentos gordurosos ou petiscos industrializados. A mudança no cardápio é um fator que costuma causar o problema.

Por se tratar de uma questão de saúde, o mais indicado é consultar um médico veterinário de confiança. Dessa forma, o profissional conseguirá fazer o diagnóstico corretamente.

Em caso de vermes, o caminho é tratar com um vermífugo de qualidade, como o VermiCanis. Dependendo do caso, o tratamento exigirá o uso de um antibiótico apropriado, como EnroNew.

Produzidos pela World Veterinária, os dois medicamentos possuem um ótimo custo-benefício. Mas não esqueça: consulte um médico veterinário antes de iniciar qualquer tratamento em seu animal.

Por fim, a dica é ficar atento. Além da diarreia persistente, sinais de mal-estar e mudanças bruscas no comportamento do seu bichinho são indicativos para procurar a ajuda de um profissional.

Para mais dicas de saúde para seu pet, acesse o site https://worldveterinaria.com.br.

Diversos motivos podem causar episódios de diarreia em seu cachorro. Veja os cuidados e o que fazer nesses casos.

Compartilhe!