Quais alimentos podem prejudicar a saúde do meu cão?

O consumo de determinados alimentos pode colocar a vida do seu cachorro em risco.

Foto de Rarnie McCudden no Pexels

Você sabia que alguns alimentos são prejudiciais para a saúde do seu cachorro? Manter uma alimentação apropriada é fundamental para garantir o bem-estar do seu pet.

Hoje, muitas pessoas migraram o cardápio do animal de estimação para a alimentação natural. Entretanto, até mesmo aqueles que seguem com a ração costumam oferecer alguns “petiscos” durante o dia.

Sabe aquele pedacinho de picanha com gordura que o seu tio entregou para o seu cachorro durante o churrasco da família? Ou uma lasca de chocolate do ovo de Páscoa para o cão não ficar “aguado”?

Estas e outras práticas são capazes de deteriorar aos poucos a saúde do seu pet, podendo causar graves consequências.

Portanto, para promover a qualidade de vida do seu cachorro, é indispensável conhecer quais são os alimentos considerados proibidos.

Cuidados necessários com os alimentos

A ração substituiu os alimentos naturais e, por muitos anos, assumiu o protagonismo na alimentação dos pets. Conservada em uma embalagem apropriada, ela promete entregar todos os nutrientes necessários para uma refeição balanceada.

Existem diferentes marcas, sabores e, também, propósitos. Filhotes, adultos, cães castrados, obesos, idosos. Enfim, opções não faltam.

Mas, apesar de prática, alguns acreditam que a alimentação natural é mais saudável e, claro, saborosa, permitindo uma diversificação maior nos alimentos.

Para fornecer todos os nutrientes necessários ao pet, porém, é importante oferecer um cardápio diversificado e variado, com proteína, carboidrato, verduras, legumes e frutas.

É neste ponto que os problemas podem aparecer. Alguns cães são alérgicos a determinados ingredientes que, por isso, precisam ser evitados.

Além dessa situação específica, é preciso lembrar que alguns alimentos são proibidos para a dieta de um pet. E quando consumidos, causam complicações para a saúde do animal.

Alimentos proibidos

A lista de alimentos prejudiciais para a saúde dos cachorros começa com alguns itens fáceis de entender o motivo da proibição.

Produtos com excesso de gordura precisam ser evitados para prevenir a inflamação do pâncreas do animal. O mesmo ocorre com o chocolate e outros doces devido ao açúcar. Elimine também da dieta do animal a fritura.

Alimentos processados também precisam ser riscados do cardápio por conta do elevado nível de açúcar, sal e gorduras utilizado para a conservação.

Agora que já apresentamos os mais óbvios, vamos aos alimentos que podem surpreender. Começando pelo abacate. Além da gordura, esta fruta tem persina, uma substância considerada venenosa para os cães. A lista também contém frutas como: uva, laranja e limão.

Apesar de indicado para a alimentação natural do pet, o arroz exige atenção. Isso porque muitos utilizam no preparo cebola, alho e sal, que são prejudiciais para a saúde do cachorro. Aliás, outros condimentos também precisam ser evitados para não causar problemas gastrointestinais.

Assim como acontece com muitas pessoas, determinados cães possuem intolerância à lactose. Portanto, não podem consumir leite e seus derivados.

O que fazer?

Caso o seu animal coma algum desses alimentos, é possível que ocorram episódios de desconforto e diarreia. Entretanto, problemas mais graves podem acontecer.

Por isso, é sempre indicado consultar com rapidez um veterinário de confiança. Com a correta avaliação, o profissional indicará quais ações são necessárias para proteger a saúde do seu cachorro.

Dependendo da situação, o veterinário pode receitar um antibiótico, como o EnroNew, da World Veterinária, utilizado para tratamento de infecções gastrointestinais.

Com as informações certas e alguns cuidados básicos, é fácil evitar que seu cachorro coma alimentos perigosos. Quer saber mais sobre como proteger o seu pet? Então acesse o site https://worldveterinaria.com.br.