Gatos também precisam se proteger contra vermes?

Foto de Hasan TAŞ no Pexels

Mesmo os felinos que não têm contato com o ambiente externo precisam ser protegidos contra os vermes

Tratar o seu gato contra vermes ajuda a proteger a saúde dele e, claro, de toda a família. Isso porque os felinos também podem transmitir determinadas doenças para os seres humanos, como a toxoplasmose.

Dessa forma, adotar alguns cuidados básicos garante a qualidade de vida do seu pet.

Apesar de ser um assunto básico, muitos ainda têm dúvidas com relação a forma correta de combater os vermes.

Por isso, confira algumas dicas simples e eficientes para “blindar” o seu gato.

Vermes em gatos

Antes de aprender as medidas que devem ser adotadas, é necessário conhecer um pouco mais sobre os vermes.

Estes parasitas infestam os gatos, causando problemas para a saúde do animal. Em alguns casos, também transmitem doenças para os seres humanos.

Basicamente, eles são divididos em dois grupos: vermes chatos e vermes redondos.

A forma de infecção pode variar. Em linhas gerais, ocorre quando o animal entra em contato com o parasita. Por exemplo, quando uma pulga infectada se hospeda no felino. Ou quando o gato tem contato com um roedor, uma lagartixa ou um inseto.

Até por conta dos diferentes vermes existentes, os sintomas são variados.

Em linhas gerais, os gatos podem apresentar perda de apetite, episódios de vômito, abdômen inchado, tosse e chiado no peito.

Diarreia e sangue nas fezes também podem indicar a presença dos vermes. Em determinadas ocasiões, é possível visualizar os parasitas.

De qualquer forma, o mais indicado é consultar um veterinário de confiança para a realização dos exames necessários. Dessa forma, ficará mais fácil encontrar o melhor caminho para combater o problema.

O que fazer?

Assim como ocorre com outras doenças, a prevenção é o melhor caminho para proteger o seu felino dos vermes.

Aliás, é um erro imaginar que gatos que não possuem contato com ambientes externos estão isentos desses parasitas. Afinal, o contágio pode ocorrer de diferentes formas, até mesmo por insetos ou pulgas.

Outro mito é tratar apenas os filhotes, imaginando que a proteção inicial dura para sempre. Certamente, o cuidado para evitar a contaminação deve ocorrer durante toda a vida do felino.

Mas como fazer a prevenção? Em linhas gerais, é preciso administrar periodicamente o vermífugo, seguindo sempre a orientação do médico veterinário.

Com ótimo custo-benefício, o VermiCats é produzido pela World Veterinária. Comprovadamente eficiente, este medicamento é um vermífugo capaz de combater tanto os vermes chatos quanto os redondos.

Ao adotar esse cuidado básico, a saúde do seu felino será preservada, protegendo também toda a família. Quer saber mais? Então acesse o site da World Veterinária para mais informações sobre o mundo pet.