Gato também precisa ir regularmente ao veterinário

Consultar regularmente um médico veterinário auxilia na prevenção de doença e na identificação rápida de possíveis problemas de saúde do gato

Foto de Gustavo Fring no Pexels

Apesar da fama de possuir sete vidas, o gato necessita de um cuidado especial para a garantia da longevidade. Por isso, imaginar que ele é autossuficiente pode colocar a vida do seu felino em risco.

Assim como qualquer outro pet, o gato precisa do acompanhamento de um médico veterinário de confiança para prevenir contra determinadas doenças.

Além disso, esse cuidado facilita detectar problemas de saúde de forma precoce, aumentando significativamente as chances de cura.

Muito mais do que seguir o calendário de vacinação, consultar um veterinário regularmente garante que os cuidados básicos estejam em dia, evitando complicações para o animal.

Monitorando a saúde do gato

Mas, na prática, por que esse acompanhamento é tão importante? Visitas regulares ao veterinário são essenciais para o monitoramento contínuo da saúde geral do gato.

Durante as consultas, o veterinário fará um exame físico detalhado do felino em busca de sinais que indiquem possíveis problemas de saúde, como problemas dentários, inflamações no ouvido ou situações mais graves.

A desidratação, por exemplo, pode ser um indício de insuficiência renal, uma doença muito comum entre os felinos.

Ao conhecer o animal fica muito mais fácil para o veterinário identificar certas mudanças de comportamento que sinalizem que algo não está bem.

Como já diz o ditado: gato doente não come. Por isso, alterações no hábito alimentar podem acionar o sinal de alerta. O mesmo acontece com animais que apresentam certa apatia ou mudanças de comportamento, como agitação e agressividade.

Como a montagem de um quebra-cabeças, o veterinário vai reunindo as peças para conseguir fazer uma análise mais assertiva sobre o felino.

Trabalho preventivo

A visita ao veterinário também contribui com o trabalho de prevenção. É no consultório que o profissional avaliará a carteirinha e, se necessário, aplicará as vacinas faltantes.

Isso auxiliará no controle de determinadas zoonoses, evitando que o gato possa contrair doenças como raiva, FIV (Aids felina), herpes, entre diversas outras.

Por falar em prevenção, é na consulta que o veterinário orientará sobre a correta vermifugação, protegendo tanto o animal quanto os integrantes da família contra os vermes.

Com a orientação do profissional, é possível administrar periodicamente um vermífugo, como o VermiCats, produzido pela World Veterinária, um produto com ótimo custo-benefício.

Outro ponto muito importante com relação à consulta é a avaliação e correta orientação sobre o combate a pulgas e carrapatos. Mesmo sem passear na rua, os gatos não estão livres desses parasitas. Isso porque outros animais e até mesmo as pessoas podem transportar estes parasitas.

Por fim, a consulta periódica também facilita discutir com um profissional questões relacionadas com o comportamento e a socialização dos felinos, identificando ajustes necessários na rotina da casa para a promoção de uma melhor qualidade de vida para o pet.

Adotar esse hábito auxilia na prevenção de doenças, no monitoramento da saúde e também no aprimoramento comportamental do felino. Portanto, os cuidados veterinários periódicos causam impactos positivos na qualidade de vida do seu gato, permitindo promover os ajustes necessários com o passar dos anos.

Gostou das dicas? Para mais informações sobre a saúde de cães e gatos, acesse o blog da World Veterinária: https://worldveterinaria.com.br/blog.