Como descobrir o tamanho que o pet vai ficar?

Antes da adoção, saber o tamanho aproximado que o pet terá quando adulto interfere diretamente na escolha.

Foto de Manuel Del Piloto no Pexels

Em sua grande maioria, a decisão de adoção de um pet tem uma grande ligação com o lado emocional. Afinal, quem não se apaixona por um filhotinho, não é mesmo?

Essa decisão, porém, envolvem diversos outros fatores que precisam ser considerados antes de levar um novo amigo para casa. Entre as questões está o tamanho que o pet ficará quando adulto.

No caso dos gatos, não existe uma grande diferença, exceção para os exemplares considerados gigantes, como o Maine Coon ou o Ragdoll, por exemplo.

Quando o assunto é cachorro, porém, o assunto muda. Afinal, existem exemplares de diferentes tamanhos, dos padrões miniaturas até os de grande porte.

Mas será que é possível saber o tamanho exato do pet antes da adoção?

Tamanho de um pet

Certamente, o tamanho do cachorro interfere na escolha, relacionando-se até mesmo com a qualidade de vida para o animal.

Uma raça muito grande, por exemplo, precisa de mais espaço e até mesmo de uma quantidade maior de atividade diária. Já os menores costumam se adaptar bem em apartamentos.

Diferentes fatores influenciam no tamanho que o pet ficará quando adulto. Entre eles, a raça, a genética e o sexo do animal. Um macho, por exemplo, costuma ser maior que uma fêmea da mesma espécie.

Quando a raça do cachorro é definida, fica muito mais fácil o trabalho. Com algumas exceções, o porte não foge muito do padrão.

Afinal, quem não sabe que um Dog Alemão ficará enorme? Ou que um Pinscher será bem menor que a sua valentia? Nesses casos, uma conversa com criadores ou uma rápida pesquisa na internet já resolvem o problema.

Cachorro sem raça definida

Mas e o famoso vira-lata, tem como saber como um cão sem raça definida ficará quando adulto? A resposta é sim! Entretanto, neste caso, alguns fatores contribuem para identificar um tamanho aproximado.

Caso seja possível, a forma mais fácil é verificar o porte dos pais do filhote. Essa análise visual facilitará ter uma ideia aproximada do tamanho do cachorro na fase adulta.

A semelhança com um cachorro de uma determinada raça também funciona e serve como um sinal. Por exemplo: um cachorro parecido com um pitbull terá um porte médio.

Um outro fator muito utilizado é o peso do animal. Basta verificar nas embalagens das rações que este é o critério adotado como referência para determinar o porte.

De forma bem aproximada, basta multiplicar o peso do animal com 4 meses por 2, 2,5 ou 3, dependendo do porte do animal, para saber o peso quando adulto. Também de forma subjetiva, filhotes com patas grandes em comparação com o restante do corpo costumam ser maiores.

O que importa é o amor

Claro que saber o porte do cachorro faz toda a diferença no momento da escolha, garantindo uma adoção consciente.

De qualquer forma, o mais importante no momento da definição é ser responsável. Independentemente do porte e do espaço disponível, um cachorro precisa de atividades diárias.

Um quintal gigantesco não é sinônimo de qualidade de vida. Todo pet precisa de atividade física apropriada, passeios e estímulos mentais.

Outro ponto importante é a boa alimentação, assim como a alguns cuidados básicos para a preservação da saúde do pet, como banho, controle de parasitas, vacinação e consultas ao médico veterinário de confiança.

No mais, lembre-se que adotar é um ato de amor. Portanto, só adote após pesar todos os prós e contras, para não abandonar o pet nas primeiras dificuldades que surgirem. Além disso, é sempre bom lembrar: abandono de animais é crime previsto por lei.

Além de conhecer produtos com qualidade e preços acessíveis, você encontra no site da World Veterinária mais informações úteis para o bem-estar animal.

Antes da adoção, saber o tamanho aproximado que o pet terá quando adulto interfere diretamente na escolha.

Compartilhe!