Setembro Vermelho: Conscientização e prevenção das doenças cardíacas nos pets

Grande parte dos animais apresentam o problema, principalmente no final da vida

Setembro Amarelo, importante campanha sobre a prevenção ao suicídio, com certeza você ouviu falar, mas e o Setembro Vermelho, você já conhece?

Dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração e, por isso, o mês também foi eleito para conscientizar sobre a prevenção das doenças cardíacas.

Prevenir é o melhor remédio

Visitar periodicamente o Médico Veterinário é o ponto de partida para prevenir qualquer doença antes do surgimento dos sintomas.

Em se tratando de cardiopatias, é recomendado que os pets façam exames cardíacos pelo menos uma vez por ano – a partir dos 6 anos de idade, pois o diagnóstico precoce determina o tratamento adequado, reduz o ritmo de evolução da doença e promove qualidade de vida ao animal.

Outro fator essencial para a prevenção de doenças cardíacas é a prática de atividade física, portanto, faça passeios diários e brinque diariamente com o seu pet.

Além disso, forneça uma alimentação de qualidade, balanceada de acordo com a idade, raça e estilo de vida.


Fique atento aos sintomas

Muitas vezes estes males são silenciosos, por isso vale ter atenção aos sintomas mais comuns que podem aparecer:

  • Fadiga
  • Dificuldade para respirar
  • Desmaios
  • Perda de peso
  • Tosse

Animais de qualquer idade, porte ou raça podem ser acometidos por doenças cardíacas.

Os cães de raças pequenas têm maior probabilidade de apresentar insuficiência associada as valvas (valvopatias). Os de grande porte são mais acometidos por cardiomiopatias dilatas. Já em relação aos gatos, a cardiomiopatia que mais acomete é a hipertrófica.

É World Veterinária preocupada com a saúde do seu melhor amigo!

Compartilhe!