O que fazer para meu pet não comer fezes?

Nem sempre o hábito do cachorro ou gato de comer fezes está relacionado com problemas emocionais. Confira as causas e como combater o problema.

Foto de Tina Rettler-Pagel no Pexels

Socorro, meu pet está comendo fezes! Pode parecer estranho, mas esta frase é mais comum entre os tutores do que muitos imaginam.

Este hábito do animal tem um nome: coprofagia. Apesar de mais com os cachorros, também ocorre com os gatos.

Quando o animal come as fezes, é normal as pessoas relacionarem com algum problema comportamental. Mas esta não é a única causa.

Desagradável, o ato do animal de comer cocô pode desencadear outros problemas de saúde.

Mas quais são as causas e o que fazer para acabar com este problema?

Causas para o pet comer as fezes

Para conseguir lidar com a situação, os tutores precisam primeiro entender as possíveis razões que levam o animal a comer as fezes.

Como já destacamos, a causa comportamental precisa ser investigada. Isso porque este hábito desagradável pode ter ligação com a relação entre o pet e o seu tutor.

Apesar de extrema, a atitude de comer as fezes pode ser apenas para chamar a sua atenção.

Em determinados casos, o animal percebe que este comportamento gera uma reação da pessoa. Com isso, ele repete o ato para conseguir a atenção desejada.

Os cachorros e gatos também desenvolvem comportamentos compulsivos, desencadeados por estresse ou ansiedade. Falta de socialização com outros animais, solidão, mudança de rotina, entre outros fatos, podem provocar o problema.

Outros fatores

O instinto também faz parte da lista de possíveis causas. Para manter o local limpo, determinadas cadelas podem acabar comendo as fezes dos filhotes.

Além dos motivos comportamentais, existem outros fatores. Por conta de alguma deficiência na alimentação, alguns animais costumam buscar a reposição dos nutrientes necessários em outras fontes, como as fezes.

Problemas de saúde também devem ser investigados. Afinal, determinadas doenças causam a má absorção de nutrientes. Na lista, os vermes estão entre os motivos mais comuns.

Prevenção e proteção

Como existem diferentes motivos para o desenvolvimento deste hábito desagradável, o primeiro passo é investigar a causa. Isso, claro, exige a consulta a um médico veterinário de confiança.

No caso dos parasitas, o caminho indicado pelo profissional será o uso de medicamentos apropriados. Esse cuidado exige contar com produtos de qualidade reconhecida e com preço acessível, como o VermiCanis e o VermiCats, fabricados pela World Veterinária.

Para evitar que o animal coma as fezes, outro ponto importante é fornecer uma dieta equilibrada e apropriada, com os nutrientes necessários para a manutenção da saúde.

Também com o auxílio de um médico veterinário, é possível identificar a melhor ração para o seu pet. Em alguns casos, o caminho é optar pela alimentação natural ou, até mesmo, por suplementos apropriados.

Além disso, lembre-se de manter o ambiente sempre limpo e com brinquedos que consigam estimular o pet. O cuidado também envolve a interação com o animal, dedicando um tempo especial para brincar com o seu amigo de quatro patas.

Certamente, esses cuidados vão contribuir para a saúde do seu cachorro ou gato, evitando que ele coma as fezes. Com paciência e amor, esse hábito é eliminado.

Quer saber outras dicas de saúde para o seu animal? Continue navegando pelo site da World Vet!

Nem sempre o hábito do cachorro ou gato de comer fezes está relacionado com problemas emocionais. Confira as causas e como combater o problema.

Compartilhe!