NOVEMBRO AZUL PET: AMAR É CUIDAR!

Os tumores de próstata são o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens e preocupam também os tutores de pets, pois, embora sejam mais raros em cães e gatos, costumam ser graves.

Por este motivo, a campanha de conscientização do câncer de próstata em homens, denominada Novembro Azul, possui uma versão exclusivamente voltada aos pets para tratar a importância da castração e exames periódicos nos machos, principalmente adultos e idosos.

• Falta de apetite
  • Dor abdominal
  • Esforço ao urinar e/ou defecar
  • Urinar frequentemente
  • Sangue na urina
  • Dificuldade para andar

Diagnósticos

• Hemograma
  • Urinálise
  • Palpação retal
  • Biópsia (citológico e histológico)
  • Radiografia
  • Ultrassom

• Infecções – Antibióticos
  • Abcessos e cistos prostáticos – drenagem, antibioticoterapia e castração
  • Hiperplasia prostática benigna – castração
  • Câncer de próstata – Remoção da glândula; radioterapia e/ou quimioterapia, se necessário

• Consultas periódicas ao veterinário
  • Exercícios físicos
  • Alimentação correta e equilibrada
  • Castração

A castração é uma das formas de prevenção da doença e ainda ajuda a prevenir outros males, como infecções e hiperplasia prostática benigna. O ideal é que seja realizada

por volta de 1 ano de idade (cães de porte pequeno e médio; gatos) e aos 18 meses (cães de grande porte).

Assim como nos humanos, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. Conscientizar os tutores das idas periódicas ao médico veterinário é essencial e pode salvar a vida dos bichinhos. Amar é cuidar!

Conte com os produtos da World Veterinária para manter seu pet saudável!

Novembro Azul pet: sintomas, prevenção e tratamento (vetplus.vet.br)

Novembro Azul Pet: mês mundial de prevenção ao câncer de próstata – Amo Vira Lata

Hiperplasia Prostática Benigna em Cães: Sintomas, Tratamento (portaldodog.com.br)

7 perguntas e respostas sobre castração de cachorro macho | SeresCâncer de próstata em cachorro ou hiperplasia benigna? (seres.vet)