Junho Violeta: proteja seu pet contra doenças oculares e dermatológicas

Além dos problemas oculares o Junho Violeta promove a conscientização sobre os cuidados para proteger cachorros e gatos contra as doenças dermatológicas

Foto de Ivan Babydov no Pexels

No calendário pet, o Junho Violeta se tornou referência para o trabalho de conscientização dos tutores da importância de proteger a saúde do seu cão ou gato.

Antes dedicada apenas às doenças oculares, a edição deste ano conta com uma novidade: o acréscimo do tema dermatológico ao debate, trazendo uma luz para este assunto tão relevante.

Com isso, a partir de 2024 o Julho Violeta passou a ser conhecido como o mês das Doenças Oculares e Dermatológicas.

Na prática, a campanha tem por objetivo fazer um alerta e compartilhar informações importantes sobre as doenças que comprometem a qualidade de vida dos pets.

Para isso, empresas e organizações realizam um trabalho de conscientização durante todo o mês, apresentando informações relevantes que contribuem para a promoção da saúde e do bem-estar animal.

Junho Violeta e o trabalho de prevenção

Assim como ocorre com os problemas oculares, as doenças dermatológicas comprometem de forma significativa a qualidade de vida do pet.

Incomodado, o animal costuma coçar e lamber a área do corpo afetada. Entre os sinais também estão vermelhidão, queda de pelo e, até mesmo, feridas, que se tornam porta de entrada para problemas mais graves.

Na lista de causas mais comuns estão as dermatites alérgicas. Produtos de limpeza, alimentos e pólen podem desencadear o problema.

Entretanto, pulgas e carrapatos estão entre as principais causas. Estes parasitas se alojam no corpo do animal, alimentando-se de sangue e causando um grande incômodo.

Como se proliferam com facilidade, esses parasitas precisam ser combatidos. Com a orientação de um veterinário de confiança, é recomendado aplicar de forma regular algum produto tópico apropriado, como o ConFront Plus, da World Veterinária. Outra possibilidade é optar pela coleira ConFront.

Os banhos também precisam ser frequentes. Lembre-se de utilizar produtos apropriados, como o Sabonete Antiparasitário ou o Shampoo Antiparasitário.

Entretanto, cuidado com os excessos de banhos. Isso porque a oleosidade natural da pele do animal forma uma espécie de “barreira protetora”. Quando removida, fica mais fácil de surgirem alergias e dermatites.

Outros cuidados com a pele

A hidratação da pele do seu pet também precisa ser levada a sério. Muito mais do que um fator estético, esse cuidado protege o seu animal contra o aparecimento de problemas como as escaras.

Esses “calos” são formados por conta do atrito da pele do animal com alguma superfície. São facilmente vistos em cachorros mais pesados.

Sempre com a orientação de um veterinário de confiança, este problema pode ser prevenido com a utilização de produtos apropriados.

Este é o caso do Creme Ricizin. Com ótimo custo-benefício, ele ajuda na prevenção das escaras, promovendo também um alívio imediato na região aplicada.

Ainda na lista de problemas dermatológicos, é preciso mencionar a sarna, doença provocada por diferentes tipos de ácaros. Entre as mais comuns está a demodécica, que se manifesta quando o pet apresenta baixa imunidade.

Por sua vez, a sarna sarcóptica se espalha facilmente pelo ambiente, infectando até mesmo as pessoas. Neste caso, o veterinário costuma indicar o uso de determinado medicamento no animal, como o IverCanis.

Como já destacamos, o Junho Violeta é uma ação necessária para promover a conscientização dos tutores de cachorros e gatos, contribuído assim para a saúde e bem-estar animal.

Quer saber mais? Então continue navegando pelo nosso blog: Blog – World Veterinária: Medicamentos Veterinários (worldveterinaria.com.br)