Afinal, como proporcionar momentos de diversão para gatos? Deixá-los estimulados é sempre uma tarefa difícil nos dias de hoje. O felino é um animal de vida livre (caçadores de grandes áreas) e com as residências diminuindo sempre o seu tamanho, proporcionar o ambiente ideal se tornou um desafio.
Por serem caçadores natos, os felinos precisam ocupar grande parte do dia caçando (mesmo que supostamente falando) e, para isso, hoje existem brinquedos, artimanhas e adaptações que podemos utilizar para tal.
a) Varinhas com brinquedinhos nas pontas;
b) Brinquedos automáticos onde supostas borboletas ficam voando;
c) Laser point;
d) Brinquedos com bolinhas;
e) Arranhadores;
f) Bases de escaladas etc.
Existem vários tipos de distrações que estimulam o gato a caçar sua comida e, cabe salientar ser necessário a manutenção ou troca dos brinquedos para os bichanos não se desinteressarem por eles. É importante também retirar os brinquedos após o momento de lazer. A permanência de tais brinquedos no ambiente onde vivem podem provocar o desinteresse por eles por estarem sempre à disposição.
Locais para se esconderem – tocas –ou até torres com bases suspensas para que os felinos se posicionem em locais altos, eles adoram! O ideal é exercitá-los de 5 a 10 minutos de 2 a 3 vezes ao dia.
Fundamental também é encaixar a sua rotina diária a do bichano para que, em momentos de descanso pessoal, você possa estimular o felino com brincadeiras. Atualmente, até smartphones apresentam aplicativos e programas com insetos e peixinhos que ajudam a entretê-los!