As principais doenças cardíacas dos pets

Conheça as raças mais propensas ao problema

Assim como nos humanos, os problemas cardíacos são comuns em cães e gatos.

Os animais idosos possuem maior probabilidade de apresentar as doenças, porém filhotes e adultos também podem ser afetados.

TIPOS MAIS COMUNS DE CARDIOPATIAS

• Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)

Normalmente assintomática e fatal, ocorre quando o coração não consegue enviar a quantidade adequada de sangue ao resto do organismo.

Valvopatias

Mais comum em cães, ocorrem pela falha nas válvulas cardíacas alterando o fluxo de sangue no coração.

• Dirofilariose

Causada pela Dirofilaria immitis, um parasita conhecido como “verme do coração”, afeta principalmente os cães, mas pode acometer também os gatos. Induz o comprometimento do funcionamento cardíaco.

• Cardiomiopatia Dilatada

Ocorre devido ao aumento da musculatura cardíaca (miocárdio) e acomete cães e gatos.

• Cardiomiopatia Hipertrófica

Mais comum entre os gatos, pode estar associada a valvopatias ou à Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC).

RAÇAS SUSCETÍVEIS AOS PROBLEMAS CARDÍACOS

Cães

Sintomas como: falta de ar, frequência respiratória, cardíaca e pressão arterial aumentadas, tosse, cansaço, fraqueza, língua roxa, membros frios e retenção de líquido podem indicar doenças cardíacas em cachorros.

Abaixo listamos as raças mais predispostas:

• Rottweiler: um dos mais propensos a ter as doenças. Garanta visitas periódicas ao veterinário para evitar problemas.
  • Boxer: tendem a ter arritmia desde cedo.
  • Doberman: Muito propensos a ter o aumento do órgão, dificultando a passagem de sangue.
  • Labrador: pela facilidade de ganhar peso e se tornarem obesos, podem desenvolver várias doenças cardíacas. Rotina de exercícios e alimentação saudável evitam o problema.
  • Golden Retriever: podem apresentar estenose aórtica, que barra a abertura correta da válvula aórtica. Deve ser cuidada com tratamento adequado e/ou cirurgia.
  • Cavalier King Charles: raça afetada pela doença da valva mitral, que impede a passagem de sangue necessária pela válvula.
  • Poodle(velhice), Shih-Tzu, Yorkshire Terrier, Pinscher: os cães de pequeno porte costumam apresentar insuficiência associada as valvas (valvopatias).

Gatos

Fique atento à perda de apetite e de peso, apatia, respiração ofegante, paralisia e dores nas patas, sintomas causados pelo mal cardíaco mais comum entre os gatos: a cardiomiopatia hipertrófica.

• Persa: além dos conhecidos problemas respiratórios, as cardiopatias também afetam a raça.
  • Bengal, Birman, Ragdoll e Sphynx: cardiomiopatia hipertrófica.
  • Maine Coon: deformidades do osso esterno e cardiomiopatia hipertrófica.

Independentemente da raça, manter as consultas ao Médico Veterinário sempre em dia ajudará a diagnosticar precocemente qualquer comorbidade e aumentará a chance da cura do seu amigo.

Conte com a linha de produtos e medicamentos da World Veterinária para promover a saúde e bem-estar dos pets!