Pet vomitando: e agora?

Saiba identificar através do aspecto e da cor as causas mais comuns de vômito

Por IrynaKhabliuk para Envato

Quem nunca se desesperou com o pet nauseado, vomitando pela casa?

O vômito em geral quer dizer que algo não está bem com o animal. Dentre as doenças que causam este sintoma estão algumas leves, como intoxicações alimentares, e outras mais graves, como a doença do carrapato, cinomose, parvovirose, entre outras.

COR DO VÔMITO DO PET

Além do desespero de ver nosso pet doente, existem as dúvidas que passam pela nossa cabeça em relação ao que pode ter causado sofrimento aos nossos amiguinhos.

Como dito anteriormente, são várias as causas que trazem enjoos e náuseas aos pets, por isso o primeiro passo importante para ajudá-los, apesar de um pouco desconfortável, é observar atentamente o aspecto e a cor do vômito do animal.

Para te ajudar nesta identificação trouxemos a seguir o significado mais frequente de algumas delas:

– Vômitos marrons podem ser originados por restos de comida no esôfago, ocorrem geralmente com animais que comem rápido demais.

– Vômitos amarelos podem conter secreções biliares, quando o estômago do pet está vazio e um pouco da bílis(proteção natural deste órgão) é expelida.

– Vômitos verdes geralmente acontecem quando os cães comem grama, um ato de defesa; eles a ingerem para ajudar a “colocar para fora” o que está lhes fazendo mal.

– Vômitos de espuma branca significam que há excesso de gás no estômago dos bichinhos, podendo indicar uma indigestão mais simples ou ainda um problema mais sério, como o colapso da traqueia, que dificulta na respiração e um consequente ataque de tosse.

– Vômitos vermelhos e vômitos pretos: devem ter atenção especial, já que são os mais preocupantes, pois indicam que existem sangramentos internos ou intoxicação, sendo imprescindível consultar, com urgência, um médico veterinário.

O profissional também deve ser consultado nos casos anteriores, dos outros tipos de vômitos, caso estes sejam constantes ou em conjunto com sintomas como febre, desânimo, inchaço e dor abdominal, diarreia e tremor corporal.

TRATAMENTOS

Quando falamos em saúde pet sempre vamos recomendar que um veterinário examine e oriente a maneira correta de tratar qualquer problema. Porém, nestes casos de vômitos, também é indicado oferecer água para hidratá-los e não forçar o animal a comer, caso ele não queira. Nem é preciso dizer que nestas horas alimentos gordurosos podem piorar ainda mais a condição do pet.

Em se tratando de medicamentos para doenças que causam os vômitos nos pets, como, por exemplo, os antiparasitários que previnem contra carrapatos, a World Veterinária oferece excelentes opções com ótimo custo-benefício, que resolvem o problema e não prejudicam o bolso dos tutores.

De qualquer forma, prevenir é sempre o melhor remédio. Para isso, mantenha uma rotina saudável com seu pet, oferecendo alimentação de qualidade, exercícios e brincadeiras, além de manter as consultas periódicas ao seu veterinário de confiança.

Para mais informações e dicas pet, continue lendo o blog da World Vet.

Compartilhe!