Como combater pulgas e carrapatos sem pesar no bolso?

Alguns cuidados simples são eficientes para proteger o seu cachorro ou gato contra pulgas e carrapatos.

Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

Proteger o seu cachorro ou gato contra pulgas e carrapatos é importante, claro. Entretanto, isso não pode se transformar em um peso para o bolso do tutor, comprometendo até mesmo o orçamento familiar.

Por isso, adotar boas práticas evita o problema, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para o seu pet.

As ações preventivas combinam a adoção de determinados hábitos com a utilização de produtos de qualidade, mas com valores acessíveis. Vamos aprendem mais sobre isso?

Conheça as pulgas e carrapatos

Hospedados no corpo do pet, estes dois parasitas se alimentam do sangue do cachorro ou gato. Com isso, eles provocam um grande incômodo, caracterizado pelas coceiras constantes e também algumas feridas.

Apesar das semelhanças, as pulgas e carrapatos são diferentes e, por isso, transmitem doenças distintas, que vão desde dermatites alérgicas a vermes, babesiose, entre outras.

No caso dos carrapatos, aliás, eles podem transmitir também doenças para as pessoas, como a febre maculosa, por exemplo.

Para aprender mais sobre o assunto, o site da World Veterinária possui um texto com detalhes sobre as características deste parasitas e as possíveis complicações para a saúde do pet.

Combate bom e barato

Manter as pulgas e carrapatos à distância é uma tarefa simples, mas exige a dedicação do tutor. De qualquer forma, não precisa se assustar. Afinal, alguns hábitos acrescentados na rotina já promovem bons resultados.

O ponto de partida é entender que esses parasitas costumam se alojar nos animais durante os passeios.

Isso não significa, porém, que gatos que ficam apenas em casa não correm riscos. Isso porque as pulgas ou carrapatos podem ser transportadas para os ambientes internos por outros animais ou, até mesmo, pelas pessoas.

Por isso, é importante verificar frequentemente o pelo do animal em busca de possíveis “hóspedes indesejáveis”.

Além disso, a limpeza regular do ambiente se faz necessária. Se possível, aspire móveis e tapetes onde os ovos dos parasitas podem estar alojados. Lembre-se ainda de lavar a cama do animal.

Produtos indicados

Uma forma prática de proteger o seu pet é com a Coleira Antiparasitária ou a Coleira ConFront Deltametrina, ambas da World Veterinária.

Os banhos periódicos também se transformam em oportunidades valiosas para a prevenção. Nesse caso, utilize produtos apropriados e com ótimo custo-benefício, como o sabonete ou o shampoo antiparasitário.

O combate preventivo contra pulgas e carrapatos conta ainda com outros produtos, como o ConFront Plus, uma solução acessível, eficaz e fácil de aplicar.

De qualquer forma, é sempre importante consultar o médico veterinário de confiança para identificar qual a melhor opção para o seu cão ou gato.

Lembre-se que esses cuidados são importantes para proteger a saúde do seu animal, evitando gastos maiores em casos de infestações que comprometam até mesmo o ambiente.

Em uma situação como essa pode ser necessário contratar uma empresa especializada para a dedetização da casa, por exemplo. Ou ter gastos maiores para o tratamento contra alguma doença mais grave transmitida por pulgas e carrapatos. A saúde do seu pet precisa ser colocada em primeiro lugar. Por isso, a prevenção é o melhor caminho.

Para mais informações, continue navegando pelo site: www.worldveterinaria.com.br.

Alguns cuidados simples são eficientes para proteger o seu cachorro ou gato contra pulgas e carrapatos.

Compartilhe!