fbpx
quinta-feira, 1 outubro

Lei “SANSÃO” sancionada

Mais uma conquista para a causa animal!!!
A World Veterinária e todos nós que amamos e cuidamos de animas estamos comemorando uma vitória da atualidade. No dia 29 de setembro de 2020, o Presidente Jair Messias Bolsonaro sancionou sem vetos, a lei que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos. A lei foi assinada em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença de ministros e de animais de estimação, um dos animais é o Sansão, um Pitbull que teve seus membros posteriores mutilados por vítimas de sua região em Minas Gerais, um animal dócil que conheceu tão cedo a maldade humana, por isso a Lei ficou conhecida como Sansão.
O texto também conta com multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais. De acordo com o Planalto, a “mudança faz com que o crime deixe de ser considerado de menor potencial ofensivo, possibilitando que a autoridade policial chegue mais rápido à ocorrência”.
“O criminoso será investigado e não mais liberado após a assinatura de um termo circunstanciado, como ocorria antes. Além disso, quem maltratar cães e gatos passará a ter, também, registro de antecedente criminal e, se houver flagrante, o agressor é levado para a prisão”, diz texto divulgado pelo governo. Isso significa que o crime com animais não se tratará de algo esquecido como no passado, agora contará com o auxilio de lei e autoridades que garantiram uma investigação justa.
Esse é um marco em nossa Legislação, pois representa que a causa animal está ganhando força e os animais serão tratados da maneira correta, garantindo seu bem estar. Para nós, da World Veterinária, fica um sentimento de gratidão por todos os envolvidos que não mediram esforços para chegar neste ponto. Acreditamos ser motivo de orgulho observar as constantes mudanças em nosso país e nossas referências torcendo para sermos cada dia mais humanos.

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.” (Mahatma Gandhi)